Coluna do Adnet n’O Globo: Já viu europeu sambar?

Coluna do Adnet n’O Globo: Já viu europeu sambar?   2012  Tenho um mal e preciso dividir com vocês. Meus amigos não me apoiam mais, não me entendem, dizem até que estou louco. Mas acho que alguns poucos de vocês vão me entender. Sempre que vejo qualquer jogo do futebol europeu sinto um súbito e involuntário desinteresse pelo mesmo. Juro que não sei a razão. Estes dias até fiz um esforço e vi aquele Barcelona 2 x 2 Chelsea com amigos entusiastas do futebol catalão e, para minha surpresa, emocões eu vivi. Não pela partida em si, mas pela improvável classificação do time visitante.

O futebol-carnavalesco do Barcelona é nota dez em harmonia, conjunto, evolução, enredo, aquela comissão de frente que marca e ataca, o Messi-Sala, é tudo dez, nota dez. Mas, por favor, lhes pergunto: futebol tem beleza teórica? Alguém realmente diz: “nossa, que organização tática linda” ou “esse esquema 3-3-1-2-1 é de arrepiar”?

Lembro de assistir ao segundo gol do Barça e ver festejos e previsões de goleada. Para quebrar aquele gelo e a retranca inexplicável do visitante, gritei algo do tipo: “pedala para cima desses caras, bota na frente e sai correndo! Sobe logo todo mundo, isso, assim” até ser interrompido pelo golaço do brasileiro Ramires*. Vibrei, gritei “gol”. Sempre tento ir na contramão das multidão e das modas que pegam por osmose.

Olha, agora vem o mais difícil, mas eu confesso: muitas vezes prefiro a urgência de um Guarani x Ponte Preta à grife de um Real x Barcelona. Não taquem as pedram ainda, calma! Sou fã dos clubes europeus e reconheço que eles nos dão um banho de vinho no que diz respeito a calendário, sócios, estrutura do clube, um estádio próprio, finanças, transações, marketing, enfim, resumindo: tudo, menos futebol, só isso.

Diferencio aqui talento e vocação, duas entidades que, juntas, levam ao sucesso. Nós temos o primeiro e eles o segundo. Diria ainda que o europeu é mais craque que nós na arquitetura, literatura, dramaturgia, música, humor, artes plásticas, menos futebol. Volto ao improvável gol de Ramires para lembrar aos que dizem que “o futebol europeu é bem melhor que o brasileiro” que a Europa é um continente e o Brasil é um país; calma lá!*

Já estou até me sentindo um pouco melhor em externar meus sentimentos. Faço minha defesa: não se trata de pequeneza de espírito, de curtir o sadomasofutebolismo do cai-cai, simulação, cera, sumiço de gandulas, violência e escudos da polícia protegendo os visitantes. Isto o Mercosul deve aprender com os gringos. Não falta bagunça, falta ironia. O deboche e o bom humor nas arquibancadas é mais atraente do que o comportamento contido do europeu que, por vezes, parece estar tão empolgado quanto quem vai a uma biblioteca no sábado à noite. Quando eles entram em campo por lá, independente do resultado, são milionários. Já a grande maioria dos jogadores brasileiros entra em campo para defender uma casa própria, um carro novo ou um simples tamanco pra sua princesa.

Mas, para mim, o maior sintoma de que não devemos invejar o futebol europeu é a empáfia de seus técnicos. Elegantes e esnobes, colecionam inimizades e ternos justinhos. Quando perdem, ficam irados e esbravejam; já quando ganham, não comemoram. Prefiro o futebol que vem das pernas tortas de um plebeu do que os esquemas que saem da cabeça destes Mourinhos. Se portam como estrategistas com patente superior aos reles soldados em campo.

Agora responda rápido: você já viu um europeu sambar? Pois é. Acho que o que falta é isso: a ginga, o jogo de cintura, o jeito diferente e surpreendente de resolver um problema.

Este fim de semana promete esquentar os trópicos com decisões pelos Estaduais, coisa que nenhum outro país do mundo conhece.

Viva o fim de semana e o futebol brasileiro! Até semana que vem,

fui!

* Vale lembrar que Messi é argentino, Barcelona é catalão e a Vovó Mafalda é homem. Reflita!

Fonte: Caderno de Esportes – O Globo (28/04/12)

Você também faz parte da nossa festa! #Adnetrip3Anos

Se você deixou seu tweet de parabéns para o nosso blog, você faz parte desse post!

Na última quinta-feira (26/04), o AdneTRIP! comemorou 3 anos.

Para encerrar as comemorações, vejam abaixo os tweets do pessoal que nos acompanha e nos ajuda sempre.

Valeu! Parabéns para nós e que venham muitos, muitos outros anos! \o/

Você também faz parte da nossa festa! #Adnetrip3Anos   equipe

@marceloadnet0

obrigado queridos amigos, minha voz por tantos anos. Como agradecer? Beijos, abraços e muito, muito obrigado! Parabéns!

@calabresadani

Obrigada pelo carinho que vcs tem pelo meu ídolo e meu amor ❤ vcs são incríveis com a gente! “@AdneTRIP: Hoje o ADNETRIP! faz três anos, ÊÊ”

@fabioutumi: Parabéns a todos e um super beijo pra @winsSantiago, responsável pela bagaça.

@poxataynaro: Parabéns ao melhor fã-blog -> @AdneTRIP \o/ que venham mais muitos e muitos anos

@AndressaGontijo: Parabéns seus lindos! (: E que venham muito mais anos de Marcelo Adnet! (:

Mais que um blog, uma reuniao de fãs do Marcelo Adnet!! (: Além de ter TUDO sobre o Marcelo! Parabens pelos 3 anos! <3

@AdnetLovers: Parabéns ao @adnetrip que sempre me deixou informada com as notícias do meu ídolo! Não há melhor blog

Desde que eu sou fã do Adnet entro todos os dias, o melhor blog sobre ele, que me deixa informada sempre

@LILIDORIO: super parabéms a toda equipe do @AdneTRIP !!!

@isayes: Parabéns gente!!! que essa equipe maravilhosa continue com a gente nessa trip leleske por muitos e muitos anos!! ♥

Só vou dizer que muito obrigada por nesses 4 anos, deixar a gente pertinho do lek mesmo que longe.Vcs são incríveis ♥ PFVR,AMANDO.

@FC_ComediaMTV: Parabéns! Que venham muito mais anos pela frente, e obrigado por sempre nos manter informados sobre nosso ídolo!

@biadempeo: Parabéns galero, vocês são incríveis … que venham mts e mts anos como esses de tanto carinho&dedicação á @marceloadnet0 Você também faz parte da nossa festa! #Adnetrip3Anos   equipe

vocês são fodas, pronto: resumi Você também faz parte da nossa festa! #Adnetrip3Anos   equipe  organizados, gente boa, humildes, prestativos e unidos!

além de que vocês não fazem post de blog/site mesmo … sempre tem aqueles posts de fã mesmo, disso que gosto!

@reialclara: Parabéeééns adnetrip!!!! Vida longa ao blog!

@SenhoritaAdnet: Parabéns! Vocês merecem por todo carinho de fã e toda a dedicação. Muitas realizações para o fã-clube! Hihi

@Biia_AD: É isso mesmo produção?? 3 anos de @AdneTRIP, quem diria, parece q foi ontem q eu entrei pela primeira vez no site… Parabéns, vcs merecem!!

vcs são sinônimo de Marcelo Adnet, eu gosto muito do blog e foi através de vcs q eu virei fã do Adnet!

@CrazyByAdnet: Queria dar os sinceros parabéns a todo o pessoal do @AdneTRIP pelos os três anos nos informando sobre o Marcelo! Grande abraço para todos!

O @AdneTRIP é um blog feito para o grande leske ( @marceloadnet0 ) para informar todas(os) os leleskes e simpatizantes do Brasil todo! *-*

@lorenalac: gente que lindo hoje faz 3 anos do @AdneTRIP e quase 3 anos que acompanhando fielmente esse blog tão maravilhoso que todo ídolo deveria ter

@FCdanisualinda: parabéns! Wow, venho acompanhando esse sucesso faz um tempo. Vcs merecem e o Adnet tbm! o/

@gabihmachado: Parabénssssssssssssss pro @adneTRIP, melhor fã-site que existe no mundo inteiro <3

@jeianek: Parabéns @AdneTRIP o melhor site sobre o Adnet e tudo que envolve ele. Site completíssimo!!! : )

@0GabrielCosta: O @AdneTRIP é um santuário para fãs e Admiradores do Marcelo Adnet pois com ele podemos nos aproximar do nosso ídolo que tanto amamos <3

@KatiVianna: fazendo 3 anos hj!!! Parabens ao melhor e mais esforçado blog q existe!!!! Amooo toda essa equipe! #Adnetrip3anos Continuem assim!

Que @adnetrip é o melhor site, isso eu posso dizer. Nele vc tem as melhores informações sobre o Adnet! (Tentei rimar pra ser legal ..abafa!)

@crisalmeidap: Parabéns pra galera competente e bonita do blog!!

@Priuuu: Informação, veracidade, criatividade, bom humor, alegria, lealdade, e principalmente AMIZADE!! Adouro vcs!E q venham outros anos!

@tataloveadnet: é uma ótimo site Você também faz parte da nossa festa! #Adnetrip3Anos   equipe  eu gosto muito, sempre gostei. Foi onde eu tive as primeiras informações sobre o Marcelo *–* Parabéns

@solike_: Uma das melhores ligações do Adnet com os fãs, bem completo e organizado. E nosso eterno agradecimento a equipe do site! Você também faz parte da nossa festa! #Adnetrip3Anos   equipe

@QuinzeDeMaio: Parabéns pro melhor blog do Marcelo que tá completando seus 3 anos! Todos agradecem muito pelo @AdneTRIP existir. Muitos anos de vida aí!

Tesourinho do Blog: Marcelo no antológico batepapo UOL

Realizado em 14 de abril de 2008, revelou muito de Marcelo Adnet em seu início no estrelato e deu start à campanha Marcelo Adnet no VMB, a partir do pedido/convite feito por Santiago.

“é A santiago de Juiz de Fora!” E quaaase viro a agente mineira do mocinho!

Marcelo topa compartilhar uma fornada de pão de queijo…

Sacramentei aqui o convite e a idéia de lançá-lo como apresentador do VMB. Ele aceita o convite, muito honrado, of course. Aos desavisados, nosso Yury é o ‘alguém’ que posta os vídeos citado por Marcelo.

ZÉ, BBB, 15, Kiabbo, buço suado…mil coisas.

Marcelo imita Marimoon e fala sobre sua expectativa de invadir a praia paulistana da MTV, além da possibilidade de … posar nu?

Mil coisas nesse batepapo…Dani Calabresa, principalmente, quando ainda era só um flerte!

Por Santiago